sexta-feira, 29 de novembro de 2002



O Público de hoje tem uma notícia interessante sobre um livro de um psicólogo. Diz-se: "A depressão não é uma doença" e não existem medicamentos com uma acção antidepressiva.. Mais: Uma "depressão é uma desordem". O psicólogo continua: "A depressão é, pois, um modo de se relacionar com a vida." Acontece quando, perante certos acontecimentos, "a pessoa se sente literalmente afundada". Carlos Lopes Pires critica o facto de qualquer desprazer ser considerado depressão. A depressão pode acontecer "num determinado momento" em que "tudo corre mal". Os seus efeitos, sim, podem ser ser biológicos. "A ideia de que a depressão é uma doença resulta, em parte, de uma confusão quanto ao encadeamento destes acontecimentos. Mas estar triste não é uma molécula."

Aparentemente o autor critica a utilização/receita de antidepressivos, e faz uma relação entre estes e tentativas de suicídio, porque dão a calma para os cometer. Apresenta ainda dados que parecem indicar que o efeito dos mesmos é parcialmente psicológico, por quem os toma saber que os está a tomar (algo redudante, a frase, eu sei).

Faz sentido, independentemente da minha opinião sobre antidepressivos. Gostei da frase "estar triste não é uma molécula".

PS: também curioso é o facto de a notícia, pelo menos na sua versão online, não indicar o título do livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue