quinta-feira, 30 de janeiro de 2003



A leitura dos jornais de hoje revela-nos alguns factos interessantes. Em primeiro lugar, o Público, que parece estar a especializar-se em meteorologia e relatos de temperaturas, reza assim:

Clima: Calor em Janeiro Bateu Recordes em Portugal
Nunca, desde que há registos, esteve tanto calor em Janeiro como aconteceu este ano em algumas cidades. Viana do Castelo, Bragança, Castelo Branco e Lisboa estoiraram a escala e atingiram, no passado dia 27, recordes históricos. Em Bragança, por exemplo, a temperatura máxima em finais de Janeiro ronda os nove graus, mas estiveram 20,4 no passado dia 27, ou seja, mais 11 do que é normal.

Já o Diário Digital tem uma interessante notícia sobre a "Vestígios de uma criatura de aspecto aterrorizador, denominado de Deinotherium Gigantisimum, foram encontrados na ilha grega de Creta. Pensa-se que terá sido este mamífero que deu origem à antiga lenda do Ciclope, a criatura de um só olho." Isto sim, um facto interessante! Segundo resto do artigo, a criatura teria tido 4,5m de altura! Foi encontrado um canino com 1,4 metros (!!!!) e outros dentes do tamanho de bolas de ténis. Termina assim: "Um grande orifício no meio do crânio desta espécie - a cavidade nasal da tromba - terá originado os contos sobre os ciclopes, «ferozes gigantes mitológicos de um só olho que constam da “Odisseia” de Homero." Bolas, lá se vai um mito (por acaso a Odisseia foi o único clássico grego que li :-) ).

E como rodapé neste post, não deixo de referir o duelo entre o Kasparov e o Deep Junior (este link também é interessante), que está a chamar atenções por ser outro duelo entre o campeão de Xadrez e um computador. Mas parece que o Deep Junior é muito mais calminho que o seu antecessor Deep Blue, da IBM, que derrotou Kasparov. Afinal, apenas consegue calcular três milhões de movimentos por segundo, quando o Deep Blue era capaz de calcular 200 milhões, e usa apenas "8 processadores comerciais em vez de muitos especialmente rápidos, como o computador da IBM".
É verdade que este tipo de duelos já não é novidade... mas acho curioso o facto de "os humanos" poderem também aprender a usar determinados estilos de jogo contra computadores. Exemplo: "It has become almost conventional wisdom that allowing complications with queens on the board is a sure death against computers.". Isto sim, é interessante.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue