sexta-feira, 11 de junho de 2004



Estou chateado. Estou honestamente mt chateado com o estado das coisas no nosso pequeno rectângulo. Estou chateado como estaria há 10 anos atrás, quando ainda estava a fazer o meu cursito universitário e ia a manifs contra as propinas. Estou tão chateado com esta porra toda que quase não me reconheço. Prometi-te que não ia falar mais deste tipo de chateações, há uns dias atrás, por isso para ser honesto comigo mesmo não vou poder dizer de que se trata. Mas estou mesmo chateado, bolas.

Ontem resumi numa conversa a uma pessoa amiga os motivos da minha chateação. A pergunta de resposta à minha prelecção foi: "mas o quê, também tu vais emigrar, é?" Não, acho que por agora não. Quem não está bem muda-se, é um facto. Mas eu não acuso o país, apesar de me fazer muita confusão este conceito de fronteira. Há um texto que o Johny Depp lê no "Arizona Dream" do Kustorica, em que ele fala do pai. E diz ele a palavras tantas que o pai dele era um "border guard. His job was to keep people from crossing lines". É só a mim que o conceito de fronteira, e em consequência de país/nação parece estranho, quando visto assim?

Sei que nunca vi Lisboa assim. Saio à rua e vejo bandeiras de Portugal em muitas janelas, em automóveis, lojas, prédios, balcões, montras. Uma admirável demonstração de apoio à "nossa" selecção. Lembro-me de quando Timor-Leste esteve aí mais "na boca do Povo", e havia demonstrações do género, mas não foi assim.

Podia agora ironizar: e quando o Saramago ganhou o campeonato do mundo dos escritores, porque não houve este circo todo? talvez o uniforme? o homem até já vai à Feira do Livro de fatinho para as sessões de autógrafos! Claramente nada glamoroso. Não é "o escritor das quinas", raios o partam. Mas até joga em Espanha, raios! Não merecia uns posters, ao menos?!

Enfim. Feliz deve estar o nosso Político do Jaguar, o Deneuve. Tanta coisa para as criancinhas cantarem o hino, e agora recebe isto das baideirolas de mão beijada. (ups, lá foi uma frase de política... ups!)

Não me entendas mal. Até acho piada a estas demonstrações de apoio. Acho giro. E acho de facto que temos pouco orgulho no que temos. E não digo, como ouço às vezes, que "o que Portugal tem de bom é o que não depende dos portugueses" (isto é, o clima). A única coisa que me desgosta são as tais linhas do Kustorica. Acredito em culturas partilhadas, não em países, nações. Lembro-me de descobrir a internet, talvez em 1993, e conhecer gente de todo o mundo. Trocar k7s e postais com pessoas do outro lado do mundo. Descobrir e conhecer. E de repente, talvez desde aí, estas linhas administrativas passaram a fazer cada vez menos sentido.

Quanto ao Europeu... bom, vou mazé para Londres uma semana. Deve haver por lá menos doidos, nesta altura. Até acho que no jogo inaugural devo estar em pleno voo. Se calhar por isso é que não foi difícil comprar bilhete. Havia lugares.

Tenho pena de falhar as eleições. Vai ser a segunda vez na vida que deixo de votar, a outra também foi por não estar cá na altura. O voto vale o que vale, e Os Srs não mudam, preocupados com os seus interesses e fotografias e não com o que fazem com o meu €urito. Mas não deixo de o fazer.

E não. Desta vez não são férias. :)



Ah, e mais uma coisa. Estes últimos dias tem sido profícuos em mortes de políticos. Talvez se fosse obrigatório morrer-se aos 60 anos houvesse menos interesse no Poder, quem sabe? mas o político que me interessa é o Sr. Reagan. E o que me incomoda (porque ainda me lembro dele) é o aparente branqueamento quase generalizado que por aí se vê. O Sr. era um super-militarista despesista, era um bronco. E agora é erguido em braços, um homem de visão, etc. Concedo-lhe mérito no fim do anacronismo chamado URSS. Mas, por favor, não branqueiem o passado. Até parece que estamos em 1984, e não 2004 (o bold é para o caso de ter sido subtil demais na referência).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue