terça-feira, 17 de agosto de 2004



Ontem fui ao cinema, ver um filme russo em que chovia inesperadamente.

Sem que se desse por ele, o Verão passou rápido e estamos quase em Setembro. O mês que começa com o Avante, e o mês que antigamente associava, desanimadamente, ao reinício das aulas. E isto apesar do ritual dos cadernos e lápis novos, dos livros de português, matemática, etc., fresquinhos, que se folheavam para encontrar matérias desconhecidas e... novas. Um mundo por aprender. Mas era triste, ainda assim. Durante anos senti este desagrado.

Quando era pequeno, ia para a Terra dos Meus Avós, na zona centro do país, e ficava lá até ao início das aulas. Juntamente com as gentes do lugar, participava nas "desbulhadas" (ort?) em que se tiravam "as cascas" às espigas de milho, que atirávamos depois para grandes cestos no cimo das pilhas. Havia licores doce a circular (o meu preferido era de anis), e quem apanhasse uma espiga "preta" podia escolher um rapaz ou rapariga para dar um beijo. Essas noites acabavam sempre com uma enorme comichão, por causa do pó nas espigas.

Não sei porque me lembrei disto agora, mas tenho saudades. Também me lembro de ir surrupiar espigas "novinhas" para assar na fogueira, passar por água, e cobrir com sal. mmm-mmmm!!!

Estou com uma crise de meia idade, e nem tenho dinheiro para o tal porsche. Bolas. Isso é que me lixa.

Ontem quando fui ao cinema, vi em russo "O Regresso". A fotografia é admirável, e o filme muito interessante. Mas o trailer engana.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue