quinta-feira, 10 de março de 2005



Férias - Regresso a Cabo Verde
Voltei a Cabo Verde para mais umas férias de mergulho. Alguns dias no Sal, com 5 quedas no mar, e o restante tempo no distante Tarrafal, na ponta mais afastada da cidade de Praia, na ilha de Santiago, para outros 7 scuba-'gulhos. Já conhecia a primeira ilha, onde fui há um ano. Muito explorada turisticamente, muito cara. "Isso aí não é Cabo Verde", disse-me há um ano um moço que trabalha para o Centro de Mergulho no Sal. Por coincidência, irmão do Carlitos, com quem fizemos os mergulhos no Tarrafal.
O Tarrafal fica a cerca de 2h da cidade da Praia, capital de CV, atravessando-se uma paisagem admirável, que alterna de oásis de verde com montanha e grandes canyons. O tom que domina é o castanho claro. É uma vila de pouco mais de 20k habitantes, marcada em termos turísticos pela Praia do Tarrafal e tristemente pela prisão. Férias no Tarrafal não são férias de resort, são férias de passear pelo mercado, andar pela praia, de relax, de conversar com pescadores, comer bifes de atum grelhados :-), passear pelo monte, esquecer os dias que passam. Não é uma vila bonita, tal como não é Praia ou Santa Maria no Sal, pelo contrário, mas tem muito, muito encanto. Apetecia ficar mais 2 ou 3 meses, ajudar na faina :-), trabalhar metade do dia e passar o resto na praia. Apetece ser generoso, ajudar. Percebe-se bem a paixão que muita gente ganha ao país.
Os mergulhos não foram de sonho como noutros locais (não vimos tubarões), mas foram interessantes e valeram a pena, pela cor debaixo e acima da superfície, nos mergulhos do barquito de pesca, com o Carlitos como guia e o Zezinho ao leme.



Arquivo do blogue