quarta-feira, 31 de agosto de 2005



31 de Agosto . É o fim do Verão.

Está a acabar-se o Período Geralmente Designado por Férias (PGDF). Tal como aí, por aqui começa a sentir-se um arrepio à flor da pele com a brisa do fim do dia, e os dias vão ficando mais curtos de luz.

Quando era catraio, na 4ª classe, escrevi uma composição sobre o Outuno que a professora muito gabou. Não sei dela (delas), mas aposto que falava de folhas castanhas a cair das árvores.

E a cena é que isto se repete todos os anos (até ver).

E sabem que mais? detesto os romances "científicos" do Calvino, com histórias sobre electrões apaixonados. Tinha de dizer isto.



terça-feira, 30 de agosto de 2005



SCUB'ÁQUI

Fui há poucos dias pela primeira vez conhecer as o fundo do mar nas redondezas. A água está nos 14-16º, como frequentemente no mar em Portugal. Os dois sites têm nomes que em inglês são: "Grotto Donkey Tail" (uma gruta com ~100 metros sob um rochedo), e "Cemetary of the Ships" (um amontado de restos metálicos de 3 navios no fundo do mar, onde um conjunto de 4 caldeiras perto umas das outras, e 2 veios de hélice, são os destaques). Mergulhos razoáveis, num conjunto de ilhotas conhecido localmente por "'scarped islands". Depois posso deixar aqui uma ou outra foto que ficaram de me enviar.

A tripulação simpática e eficiente, com cuidados, material de segurança e briefings; os outros 15 mergulhadores do barco, claramente experientes e disponíveis, sempre prontos para ajudar, bem como alegres. Um claro contraste, este tipo de pessoas com a boçalidade ansiosa a que estava habituado.

Depois dos mergulhos parte do grupo foi jantar, uma espetada de peixe de que nem vale a pena falar! Inacreditável, meus amigos.



segunda-feira, 29 de agosto de 2005



O JOTA VAI À AMÉRICA

Na segunda semana de Setembro, o Jota vai pela segunda vez à América. Da outra vez, conheci brevemente NY e DC, desta vez é LA. Prometo contar-vos detalhadamente tudo o que acontecer, falar-vos das pessoas que conhecer, tirar fotos dos habitantes locais, observar os seus hábitos, tentar até comunicar. E finalmente vou dar uso às notas verdes que práli tenho há tantos anos, a desvalorizar dia após dia, de forma inversamente proporcional com o preço da gasolina.

Para já, deixo-vos a primeira lição: todas as cidades na América têm nomes de duas letras apenas.

(Podia explicar porquê, mas acho que tem a ver com questões financeiras)



domingo, 28 de agosto de 2005



Ba CissokoFestival de Música do Mundo de SINES, 2005

Este ano tirei férias para ficar por os 3 dias, pelo que não precisei de andar cima-baixo-baixo-cima.
Vi todos os concertos excepto um, e gostei especialmente do Amadou & Mariam do Mali), da Lula Pena (de Portugal, o país, não sei se conhecem, é uma província de Marrocos - mais informações aqui), e dos espantosos Ba Cissoko (da Guiné Conakri), com aqueles duas Koras de arrasar, aquilo foi dançar e rodopular pela noite dentro, na melhor das companhias.
As noites foram passadas num hotel na lagoa de Santo André. Barato, asseado, com vista para o mar e para a lagoa.

Excelentes dias. Para o ano há mais!

(Agora tenho de ver o que é que há de oferta cultural pelos meios em que agora me encontro, mas o panorama parece promissor...)

Ps- Acabou de me segredar uma flor que num site de um fotógrafo Japonês (!) com fotografias do Festival, há uma foto, a última na 2ª página (Público@Castelo) onde há nada mais que 5 pessoas conhecidas, incluindo eu mesmo - apesar de sempre discreto, já que - como todos sabem - nunca fui fotografado e assim espero continuar.



sábado, 27 de agosto de 2005



A VERDADE É QUE
Aviso: esta posta tem estragadores relacionados com o filme/livro the Hitchhiker's Guide to the Galaxy, de Douglas Adams.

Capa do meu Hithhiker's Guide Vi na noite passada o Hitchhiker's Guide to the Galaxy, depois de o livro ter feito soltar altas gargalhadas de prazer, soluçando os ombros com alegria. Deu-me vontade de o re-re-ler, admito. O filme não é brilhante, mas - vá, admite-se - tem alguma piada.

Na história/filme, o planeta Terra é destruído nos primeiros 5 minutos, por decisão burocrática. Mais tarde, afinal descobre-se haver uma oficina de planetas, de cujo forno o nosso lar terreno tinha saído, e de onde estava a sair uma segunda versão (Earth Mk. II).

Esta noite sonhei que o planeta Terra era destruído. Estoirava com um bang, ficava um sol, e depois mutava numa anã (vermelha, vá-se lá perceber). Na minha nave espacial, assisti a tudo.

Talvez por saber que havia uma fábrica de onde poderiam sair outras versões, não fiquei nem angústiado.



sexta-feira, 26 de agosto de 2005



A Minha Ausência

Tenho recebido muitos mails e faxes a perguntar por mim. A verdade é que me encontro em sabática auto-imposta (melhor palavra talvez fosse in-posta, ou ex-posta - lido ecs-posta). Depois do Festival da AutoEstima Nacional, de que até se fez um Euro e estádios para as pessoas terem onde reunir, voltou tudo ao que era antes.

Agora as bandeirinhas nas janelas, dependuradas e descoloradas, deveriam ser pretas, ou cinzentas depois do Sol, mostram-nos a triste realidade em que vivemos.

Agora temos outra vez um governo de incompetentes, que aprova leis para daqui a 12 anos, deixa que ardam instituições como o Ballet Gulbenkian e as florestas do país, ataca a função pública às cegas, tem um líder que não sabe comunicar e um governo que não comunica e se decide sem ter fundamentos, e que - pior porventura que tudo o resto, tem uma


TOTAL
E
ASSOMBROSA
FALTA
DE
IMAGINAÇÃO

Portanto, dado este estado de coisas, decidi entrar num período de auto-reflexão. Vim aqui para longe do outro lado do Mar, e vou ficar por aqui uns anos até o país implodir num deserto.

Depois, oh vantagem das vantagens, pode ir-se ao Deserto sem sair da Europa. É uma grande oportunidade para o TURISMO!

Em tempos participei em acaloradas e vivas discussões, oh, ali nas tertúlias junto ao Tejo, noites inteiras em redor de um copinho de bagaço quando a tal esticava a mesada, e nessas noites de longa reflexão filosófica discutia-se se a programação da SIC era uma estupidificação dos espectadores, ou se apenas um reflexo deles.
Isto agora é o mesmo, no respeitante à classe política.

O poder corrompe, não é o que dizem? E eu não acredito em nenhum deles. Lamento. Estou profundamente desiludido.

Daí ter vindo para aqui. E quando quiserem fazer um programa de televisão comigo, a falar dos portugueses de sucesso lá fora, sabem o que lhes vou dizer?





Marcação de locais de encontro por satélite, aqui está outra utilidade do Google Earth. (para quem não percebe o que é, no topo esquerdo está o estádio Alvalade XXI, ao centro o metro do Campo Grande, e mesmo abaixo da linha, no topo direito, uma bola amarela that marks the spot.

:-)



segunda-feira, 8 de agosto de 2005



Na passada quarta-feira casou-se uma prima, com menos 5 anos que eu, por quem sentia um carinho muito especial em longas férias de Verão de há vários anos atrás. No Sábado, casou-se outra prima, menos próxima. Fui a ambos os eventos, e revi muitas caras que não via há muitos anos. Toda a gente com mais linhas no rosto, o tempo passou no passado que recordava.
Os dois dias do fim-de-semana foram animados, foi p/ mim uma espécie de regresso à infância, deixou-me saudades, muitas saudades, do tempo que passou, e das pessoas com quem de forma mais próxima passei aqueles dias. Podia ser só uma crise, mas não fui só eu a sentir falta desses dias. Fiquei mesmo triste, ao voltar, e ir cada um para seu lado.



Arquivo do blogue