quarta-feira, 26 de outubro de 2005



Um destes dias, acordei de manhã e estava sol.

(posta que parece profunda, mas não é, sendo antes de uma genuína e honesta singeleza, como que escrita por uma criança de 3 anos que acabou de criar o seu primeiro weblog).



terça-feira, 25 de outubro de 2005



Mali
Como sabem, tenho em alta consideração a música produzida no Mali, uma gigantesca meca musical. Como disse semanas atrás, Ali Farka Touré é Deus, aliás (não se esqueceram, pois não?)
Junto com um álbum do Toumani Diabaté, que deu com o Deus Ali o concerto no Monsanto e que volta a Portugal em Novembro daqui a muito pouco, vinham umas fotos do Mali de deixar qualquer um de queixo na mão.

O site é do fotógrafo Dan Heller. O link vai para o índice do Mali, mas as outras secções também têm fotografias espantosas.



domingo, 23 de outubro de 2005



Jacques Cousteau

Como muitos, a minha imagem do Jacques Cousteau é romântica. Um explorador dos tempos modernos, um aventureiro dos mares, o inventor do Aqualung essencial a quem mergulha.

Quando fui ao Mar Vermelho em Abril, fiz 2 mergulhos no Thistlegorm, provavelmente o naufrágio mais famoso daquele mar. Mais tarde, viria a saber que o Cousteau não só já lá tinha estado, como um dos seus documentários, "The Silent World" - premiado em Cannes e Hollywood - reportava essa descoberta.

Pouco depois vi o filme "The Life Aquatic with Steve Zissou" com o Bill Murray, claramente inspirado nos filmes de Cousteau, e fiquei supreendido com os seus tons de zombeteria. "Mas ele está a gozar com o quê ao certo?" Achei o filme fraco, apesar do violão de Seu Jorge.

A seguir, um amigo encontra a série de 6 DVD's à venda no e-Bay, e consegue comprá-los. E na semana passada, emprestou-mos.

Os méritos de Cousteau são muitos, não duvido disso, e várias dimensões. Mas os filmes são de uma grande crueldade para o mar e a vida no mar, há cenas que me chocaram absolutamente face à postura que tenho como mergulhador recreativo. Cenas indescritíveis de chocante, das que fazem virar a cara perante a brutalidade, e quando as vi percebi a falta de entusiasmo do tal amigo que comprou os DVD.

Pode ser só uma daquelas coisas, em que ficamos chocados com o atraso de uma cultura anterior, mas sem a qual talvez não estivessemos como estamos. Mas não deixa de me chocar. Quando mergulho, hoje, uma regra de ouro é: não tocar em nada. Cousteau&Cia tocavam em tudo, mexiam em tudo, traziam tudo para cima, vivo ou (depois) morto. Atroz. Fiquei muito desiludido, e o mito caiu do seu pedestal.



sábado, 22 de outubro de 2005



Aviso Importante

Este web log é o jota em formato press-release.



sexta-feira, 21 de outubro de 2005



Sms-Web-Fax Gateway - uma posta tecnológica
Para todos aqueles que não têm acesso à Internet ou predisposição para as tecnologias, foi agora inventado por um dos grandes operadores um serviço de Sms-Web-Fax: basta enviar um SMS com um número de telefone (fax) e um URL para uma página na Web, e recebemos imediatamente um fax com a página indicada.

Fantástico, o que se pode fazer por estes dias.



segunda-feira, 17 de outubro de 2005



De volta.

Estou outra vez de volta. Já vim do país das duas letras (US); já voltei ao Egipto, onde estive vários dias perdido no mar e sob um céu cravado de brilhantes, embalado num ritmo mergulhar-comer-dormir (4x/dia); Já voltei do Egipto, onde finalmente fui conhecer Luxor e na sala das colunas do Templo de Karnac senti instintos lúdicos a tomar conta de mim. E estou de volta à velha e cansada Lisboa, agora molhada e cada vez mais escura.

E mudar de vida, não?



Arquivo do blogue