sábado, 30 de dezembro de 2006



Vida acordada

 

Há quatro anos atrás vi um filme chamado "Waking Life" do Richard Linklater (fiz vários posts sobre isso na altura), todo ele um sonho do início ao fim. Ontem vi um chamado "A Ciência dos Sonhos", em que o personagem principal (representado por Gael García Bernal) tem sonhos muito vivos, que se misturam com a sua vida acordado (waking life...). Totalmente onírico, e com um humor divertidíssimo, não é fácil perceber quando estamos no sonho ou na realidade, porque não estão lá as fronteiras. Não era o Jorge Palma que cantava que "na terra dos sonhos podes ser quem tu és"? Com este filme aplica-se uma analogia deste tipo, e vou fazer por rever o "Waking Life".



3 comentários:

  1. Na tua vida real, percebes quando estás no sonho ou na vida real ? Eis que muitas coisas têm um fundo de verdade... :-)
    Aaah, essa filosofia que dá voltas ao redor de si mesma

    ResponderEliminar
  2. o "Waking Life" responde-te a isso. Numa das cenas, se bem me recordo, alguém diz que nos sonhos não se conseguem ligar ou apagar luzes.

    "you can totally train yourself to recognize it. I mean just hit a light switch every now and then. If the lights are on, and you can’t turn them off, then most likely you’re dreaming"

    por incrível que pareça, o script do filme está online:

    http://strivinglife.net/wordpress/waking-life-script-with-revisions/

    ResponderEliminar
  3. mas no sonho podemos fazer tudo que quisermos. podemos ter um sonho, inclusive, no qual apertamos o interruptor e acendemos e apagamos a luz., e também temos sensações como na vida real, como da luz ofuscando a visão, por exemplo.
    JCF

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue