domingo, 31 de dezembro de 2006



KingCard

Há uns meses atrás, os senhores do King (Medeia) zangaram-se com os senhores do Card (Alvaláxia). Como consumidor, fiquei insatisfeito: se para o ano quiser aderir pela 3ª vez, tenho de optar, e pelo mesmo preço ter metade das salas.

Hoje, no entanto, e depois de vários meses, voltei a ir ao Alvaláxia. Não sei quais foram os motivos para levar a Medeia a romper o cordão com o Alvaláxia, mas eu se calhar teria feito o mesmo. As duas "cadeias" de cinema não jogam no mesmo campeonato. Para comprar bilhete tive de esperar que quem estava à minha frente na fila comprasse as suas pipocas. A alcatifa da sala está nojenta. Escolhi uma fila, que ainda estava vazia, que pessoas da fila da frente usavam como caixote do lixo: pacotes de pipocas e copos de plástico. Os da fila de trás, com o final do filme, sentiram necessidade de comentar uns com os outros o que estava a acontecer, mostrar que percebiam a complexidade do argumento, como se estivessem na bancada de jornalistas de um jogo de futebol.

É suposto isto agradar-me? Para isto ia às salas da Lusomundo.

Apesar de ficar a perder com a separação, provavelmente também teria optado por pela.

E isto para nem falar do anúncio ao KingCard que passava antes dos filmes, uma realização para atrasados mentais.



sábado, 30 de dezembro de 2006



Vida acordada

 

Há quatro anos atrás vi um filme chamado "Waking Life" do Richard Linklater (fiz vários posts sobre isso na altura), todo ele um sonho do início ao fim. Ontem vi um chamado "A Ciência dos Sonhos", em que o personagem principal (representado por Gael García Bernal) tem sonhos muito vivos, que se misturam com a sua vida acordado (waking life...). Totalmente onírico, e com um humor divertidíssimo, não é fácil perceber quando estamos no sonho ou na realidade, porque não estão lá as fronteiras. Não era o Jorge Palma que cantava que "na terra dos sonhos podes ser quem tu és"? Com este filme aplica-se uma analogia deste tipo, e vou fazer por rever o "Waking Life".



sexta-feira, 29 de dezembro de 2006



Hospital de Matosinhos: demitiram-se 19 directores de serviço

O que eu acho sobre o assunto? sem conhecer os detalhes da situação, e sabendo que o sistema de controlo de assiduidade assenta em biometria (não facilmente contornável), acho que a classe médica, tão auto-protectora, tem de perceber que não é mais que os outros. Se há problemas de assiduidade de médicos, e esta é uma forma de o evitar, e ainda por cima está legislada há 8 anos, sinceramente, "come e cala". Eu sou informático (e empresário), e se tivesse de o fazer, apesar a contra-gosto teria de aceitar, não me ia demitir de funções. E mais, não percebem esses senhores e senhoras, que a imagem que transmitem é de que querem ficar acima das regras (tal como, aliás, tb sucede com os juízes).

Não deixam de merecer o respeito de todos, e de a sua capacidade profissional ser digna de respeito e até admiração. Mas a lei é para se cumprir, não somos crianças. Isto aconteceria num país nórdico?



quinta-feira, 28 de dezembro de 2006



Amores Insuspeitos

Fui ver este filme. Fiquei confundido com a título, uma vez que o nome no original era "La Moustache", a bigadaça. O filme está bem feito, mas rapidamente se percebe que todos os cenários são desprovidos de sentido, excepto o da loucura do actor. Gostei dos actores, gostei do clima. Não me desagradou especialmente o fim ser aberto (aliás, acho que era tarde demais para construir fosse o que fosse), já o esperava, mas não se percebe nada de mais. Parece que ele se perdeu dentro dele. Quando as pessoas na rua o vêem de bigode, mas não a mulher nem colegas ou conhecidos, parece que vive numa realidade diferente, como que se a vida dele se estivesse a fragmentar. Das duas uma: ou se trata de uma conspiração, ou são tudo alucinações (até de quem o vê na rua). A alucinação, numa actor tão real, não parece credível. Se calhar por isso é que tem piada.

Eu cá, não tenho bigode (às vezes barba bem preta, quando me distraio), nem estou alucinado. Gostaria, no entanto, de ter eu mesmo um final em aberto, como o deste filme.

Agora, que não percebo o título, é um facto.





Muitos me perguntaram...

Porque mudei o meu blog para estar numa cor... bem... verde. Respondi-lhes que deus é grande, e que o ano de 2007 vai trazer a eles (note-se bem a forma) o maior acercamento de novidades que jamais foi visto por estas paragens e companhia.

Pareço um jovem a quem foi dado um brinquedo novo. E até foi, mas não vos direi qual. Portanto, verde ficará.

Estou a ler outro livro do Murakami, o do pássaro de corta. Bem fixe: o homem passa-se. Romances e ficção bem que a leio numa semanita, os técnicos luffa luffa, são uma locomotiva a vapor e bastas vezes adormece no caminho. Não que o conhecimento não faça falta, mas às vezes dá sono.

Ando estes dias nas mudanças finais para a minha casa nova. Tratei do gás, e de mais 2 ou 3 toneladas de caixotes, tive de recorrer aos anões do costume para tratar do transporte, servis são felizmente, sem queixume ou desagrado expresso (visivelmente que seja).

As palavras dançam, não é?

O que se faz com um processador de texto aberto? parece que as pa-la-vri-nhas querem vir cá para fora sozinhas, onde estavam? parai, dedos! AI É UM CANVAS BRANCO UMA PINTURA SOBRE A VIDA E TAL E TAL.

O tanas. Mas é giro à mesma.

Sou trintão. Dos que se lembram d'O Tal Canal, e ainda acham o Blade Runner um dos melhores filmes de sempre.

(não são boas palavras para pôr numa lápide, não insistas).





Estou de volta!

Sim, é verdade!!! Tremei, tremei, vis e distraídos mortais, pois eis-me finalmente devolvido à forma humana, e agora sem bigode. Esperem só, pois postarei aqui as mais mordazes comentárias que pelo dedo-afincado se afigurarem passar. E mais vos digo: bom 2007 e tal!



Arquivo do blogue