quarta-feira, 24 de junho de 2009



Défice de Atenção

Por vezes é-me difícil manter a atenção naquilo que estou a fazer, por exemplo acabo de me aperceber de que tenho de cortar as unhas e vou-me levantar e fui cortá-las enquanto esfregas o olho e te perguntavas se estaria a falar a sério – pois sim, estava. Isto acontece-me diariamente, hora a hora, é-me quase impossível concentrar num único assunto, surge-me uma lembrança em memória e zás, lá vai um file > new > window no browser e lá se vai a réstia de concentração conquistada a pulso. Não estou a descobrir nada de novo, isto já foi discutido bastas vezes, e muito se escreveu e mais vai escrever ainda. A forma como interrompemos conversas para atender telemóveis ou responder a SMS, ou como interrompemos o que estamos a fazer para abrir um browser no google, sacar e responder a um mail, enviar um twitter ou fazer um comentário no messenger. Tudo isto (SMS, browser, google, mail, twitter, messenger) são palavras em inglês. Daqui podemos obviamente depreender qual a fonte de todos estes males, está aos olhos de todos para ver. A culpa é tua, língua do demónio. Se não fosses tu, eu seria capaz de me concentrar e fazer uma tarefa do início ao fim, sem distracções e threads (lá está…) novas a correr no background (), em multitasking (preciso dizer mais?) constante… isto é claramente um sinal dos tempos, no mundo civilizado, e não duvido que daqui a uns milhares de anos o nosso próprio cérebro estará adaptado (selecção natural electrónica by charles e-darwin), provavelmente com multi-core, teremos os álveolos dos pulmões aplicados ao cérebro, com milhares de pequenos processadores capazes de tomar conta das centenas de pesquisas simultâneas que na altura sem dúvida seremos capazes de lançar sem nos desconcentrarmos de nenhuma das outras.

Já estou confuso.

O que te digo é isto: não sei como evitar isto. Não sei como alterar isto. É preciso uma imensa força de vontade, e enquanto a ganho lembro-me de que posso pesquisar na wikipedia o que significa ADD, e quando volto aqui já nem sei de que raios estava a falar.

(ya, a wikipedia é fixe)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue