domingo, 16 de julho de 2006



Está TUDO ligado

Está TUDO Ligado

Não é que o responsável pela experiência de obediência, Stanley Migram, teve também um papel importante na experiência dos Six Degrees of Separation” (aquela que diz que qualquer pessoa do planeta está separada de qualquer outra pessoa por apenas 6 conhecimentos).

O rapaz introduziu ainda o conceito do “Estranho Familiar”, alguém que reconhecemos do dia-a-dia, mas com quem não interagimos.

«Somebody who is seen daily on the train or at the gym, but with whom one does not otherwise communicate, is an example of a familiar stranger. Interestingly, if such individuals meet in an unfamiliar setting, for example while travelling, they are more likely to introduce themselves than would perfect strangers, since they have a background of shared experiences.»





Estes humanos são doidos

Estes Humanos São Doidos

Em tempos acho que postei sobre a “Stanford Prison Experiment”, um estudo em que se analizou o comportamento dos HUMANOS em situações guarda-prisioneiro. Acabou por se abortar a experiência, mas não sem antes se perceber que – mesmo em condições controladas – a nossa espécie... não regula bem (nota: trata-se de terminologia científica).

Outra experiência interessante de é a “Milgram Experiment”, em que se procurou analisar (no seguimento da 2ª guerra mundial e das acções dos porcos nazis) até que ponto somos obedientes, mesmo quando essa obediência significa realizar actos de crueldade. Mais uma vez, a conclusão (infelizmente) é de que somos pirulas de todo. Pelo menos 65% de nós, independetemente do sexo.

Aprende-se muito, na wikipedia.


 





Israel e Alentejo

Israel e Alentejo

Acabo de confirmar. Israel tem 22.145 km2. O Alentejo tem cerca de 26.000 km2. Vão-se lá lixar com as guerras e os mísseis.





Médio-Oriente, um post político

Médio-Oriente

Era bom que os problemas acabassem de uma vez. Mas seria preciso muito optimismo para acreditar nisso. Ambos os lados tomaram posições e fizeram coisas que pessoalmente me chocam, tudo por um território “do tamanho do Alentejo”, e fundamentado em religiões diferentes e ódios irreparáveis.

Vale a pena perder algum tempo a aprender sobre o assunto. Recomendo a wikipedia, começando com a página de Israel.



Arquivo do blogue