sábado, 6 de março de 2004



Areal no SalA Ilha do Sal em Cabo Verde

Um rapaz que estava a dar apoio aos mergulhos, com quem conversei, dizia apontando p a ilha com o queixo "isso aí não é Cabo Verde". Olhava-me raramente nos olhos, mas parecia sentir curiosidade de conversar. Vários cabo-verdeanos me pareceram ter um misto de timidez com orgulho. "Digam o que quiserem os turistas, praia e sol, isso aí, isso não é Cabo Verde. Cabo Verde é muito mais.".

Falou-me da Praia e do "bairro dos escravos", do "seu" Tarrafal e do seu "quartel" (de triste memória) em Santiago, dos preços astronómicos do Sal (caipirinhas a 5€ no Restaurante Esplanada Mateus, Tshirts estampadas a 37€?!) e da necessidade de trabalhar. Da praga dos vendedores senegaleses, "os cabo verdeanos não são assim, não quer não se insiste", que perseguem insistentemente os turistas na rua, vendendo artesanato do Senegal com "Cabo Verde" escrito, e até afirmando-se Cabo Verdeanos.

A BuraconaNa música, e esquecendo os entertainments hoteleiros, o único sítio em Santa Maria onde ouvir uma verdadeira rabecada à Travadinha :-) é o "Restaurante Esplanada Mateus", 4ª-Sab. O resto é um pouco "love boat" e discotecas e bares com sabor a Itália e reggae, mas seguro e anda-se totalmente à vontade. Recomendo o simpático Mateus!

Outros pontos de interesse, de que também me falou e visitei, foi a Buracona, a norte (perto de Espargos, a capital da ilha e que de longe se parece com... "Beirute"...), uma piscina natural com gruta; Pedra de Lume, as salinas ainda em exploração, a nordeste, onde o sal moído parece neve, e onde se flutua e nada com água pelo joelho (!!!).

A paisagem desértica que domina a ilhaA paisagem da ilha é totalmente dominada por uma imagem de deserto lunar, com muito sol e vento forte. Os areais são doirados e bonitos, a água bem azul (o mergulho foi algo turvo), mesmo ao lado dos hoteis. Férias de um tipo a que de facto, sendo-se Cabo Verdeano, pode ser dificil encontrar interesse. Mas que eu adorei! :-)

Quando acabámos a conversa, ofereceu-se p me gravar CDs de música cabo-verdeana, quando lá voltar. Afinal, "cada CD virgem custa só 300 escudos". :-)

As Salinas de Pedra de Lume (clicar para mais fotos e mapa da ilha)Já depois de voltar, soube que a ONU vai "promover" Cabo Verde de "País subdesenvolvido" a "País em vias de desenvolvimento", como Portugal foi até há bem pouco tempo. Na teoria parece uma coisa boa, na prática significa que o país deixa de ter acesso a condiçoes especiais em termos de financiamentos e apoios... quando países ricos e com muita corrupção governamental (impossível não falar em Angola) lhes continuam a ter acesso. Enfim. (link, link)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue