quinta-feira, 25 de março de 2004



Poster Euro2004 por Miguel Rocha - Clicar para ampliarHá por aí um rapaz na scena da banda desenhada portuguesa chamada Miguel Rocha. Este moço fez coisas como o "Março", "Eduarda", "Malitska", mais recentemente "A Vida numa Colher - Beterraba", e uma pequena e deliciosa história "Borda d'Água" (nº6 da Lx Comics), entre outras coisas. Este moço, de quem tenho alguns albuns autografados e um destes dias postarei aqui, é o autor do poster do Euro 2004.

Não gosto de bola, mas curti.

(ps- não há muita informação na net sobre o autor, mas aqui ficam alguns links: link, link, link.
Mas tu descansa. Eu scano os autógrafos. :-))





É muito fácil fazer crítica política em Portugal. Senão veja-se:

- ausência de reflorestação ou outras medidas depois dos incêncios do ano passado
- "fechação" :-) de delegações do IGAE quando se está sempre a dizer que não há fiscalização
- tudo aquilo que o luis delgado diz

Assim sendo, a partir de hoje a política está oficialmente excluída deste weblog.



terça-feira, 23 de março de 2004



Acabo de descobrir que o Sr. Gormley afinal é mesmo conhecido. Reconheci várias das fotos no walkthrough do site dele, e inclusive uma delas está de permanente no Parque das Nações. E estas duas achei também absolutamente fascinantes: Field e Learning to Think. E quem já esteve em Inglaterra também vai reconhecer esta, Angel of the North.





Antony Gormley na GulbenkianNo sábado, quando fui à Gulbenkian, vi uma exposição temporária numa sala mesmo junto à entrada para o auditório. Acabei por descobrir (há 5 minutos atrás) que a exposição em causa é de um sr chamado Antony Gormley, dizendo o Lazer do Público: «Momento alto na programação da Fundação Calouste Gulbenkian. O escultor britânico Antony Gormley - um dos nomes mais importantes da escultura britânica da actualidade, vencedor do prémio Turner em 1994 - apresenta duas instalações: "Critical Mass" e "Domain Field".»

Esta foto que está aqui ao lado não é uma imagem digital, mas uma fotografia real da sala. A exposição é composta por uma série de figuras com forma humana (pelos vistos à imagem do autor), em diferentes posições de pé, feitas de pequenas hastes de metal. Parecem figuras feitas de fósforos. Pode passear-se pelo meio destas figuras, e estas transmitem uma sensação muito estranha, muito cinematográfica, de pessoas que se estão a desfazer, como se fossem fantasmas. É absolutamente fascinante e desconcertante, esta exposição. Estive lá 3 ou 4 minutos se tanto, mas vale a pena.





Hoje acordei inclinado para a esquerda. Devo ter dormido mal.


(isto não é uma declaração política, mas uma constatação literal)



segunda-feira, 22 de março de 2004



Era só o que me faltava.

O Sr. Encostou o seu carro ao meu. Vou responsabilizá-lo.

(ainda para mais, é mentira)
(nunca mais soube do sr/sra)
(nem vi o carro ao qual me encostei)
(não há pachorra)



domingo, 21 de março de 2004



Immortel (ad vitam) - Enki Bilal

Immortel (Ad Vitam) - Enki Bilal

Estreia esta semana, dia 24 de Março (em França). E pelo que já pude ver, parece um filmeco de Ficção Científica. :-( bolas. Um desilusão temida... Vamos ver.

O trailer | O teaser | O site oficial





Chamo a esta foto, tirada durante as minhas férias, Uma Loma Laranja. :-)
Uma Loma Laranja





Food for the Senses

The Station Agent - este é o FinPor recomendação de um amigo fui ao Quarteto ver um filme chamado "A Estação" (The Station Agent, imdb e site oficial).
O filme é uma pequena, encantadora, divertida, e absolutamente deliciosa história simples, que vale muito, muito a pena ver. Aliás, vale tudo a pena. O filme foi mt premiado em Sundance, o festival americano de cinema independente, mas pelo que me parece está a passar praticamente despercebido.

Parece que já não fica muito mais tempo. Aproveita enquanto é tempo. MESMO.
Olha, e se não fores, pelo menos vê o traila.

Ballet Gulbenkian / Março 2004 / O céu que nos restaJá ontem fui à Gulbenkian ver o mais recente espectáculo do Ballet respectivo. Foram 3 bailados, e todos eles bastante interessantes. Especialmente o último, "Os monólogos do Oriente", até pelo aspecto do humor. Não vou comentar tecnicamente, pq n percebo puto :-), mas gostei bastante.
Parece que o Paulo Ribeiro, novo director artístico do B.G. (de quem vi desde coisas mt boas a coreografias totalmente anti-público), está a acertar. :-) No espectáculo anterior ele criou o "White", repetindo a colaboração ao vivo em palco com os Danças Ocultas, e foi memorável.
Espero que lhe tenha passado a fase e opções "anti-público" (e coreografias como as da Marie Chouinard que abriram a temporada), e músicas de estalidos ou roncos mecânicos (como o q abre o "Paradise Practice"), mt in, mt hip e estéticas YeahI'mAFinaCreatorFromDaBigApple,pass-the-salt-please, mas totalmente desagradáveis aos ouvidos.

(fiquei subitamente de muito mau humor, lamento, e saiu-me).



sexta-feira, 19 de março de 2004



Recebi agora mesmo este email, fundo vermelho incluído:

"FINALMENTE"– JOSÉ CID
Coliseu dos Recreios

Dia 23 de Abril de 2004, 22 horas


José Cid, um dos impulsionadores do rock em Portugal, é sem dúvida, um dos grandes marcos da música portuguesa.

Com um palmares invejável ao longo da sua brilhante carreira artística, este autor, compositor e interprete, conta com 25 discos de Prata, 8 álbuns de Ouro (2 duplos), 3 álbuns de Platina, além de inúmeros prémios de prestigio em Portugal e no estrangeiro.

No Coliseu dos Recreios apresenta " FINALMENTE! ", o inevitável espectáculo!

Uma noite certamente memorável, em que serão recordados temas bem conhecidos do público, com uma primeira parte num tom mais acústico, seguida dos tão famosos hits do rock português.


Para protestar, por favor contactar a Media Capital Entertain, organizadora do evento.





Agora que o tempo está a aquecer...

TeleTremoço.


(pensa nas potencialidades)





O livro de onde tirei o título deste blog chama-se "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos". Alguns meses decorridos sobre a rebaptização do mesmo, parece-me agora que "Pensamentos Imperfeitos" é um nome que faz muito mais sentido. "Vastas Emoções" é pretenSioso demais, não achas? Isto é pequenino, este mini-mundo. Se calhar vou mudar.





Hoje no fórum da TSF discutiu-se o que se fez, depois dos incêndios do ano passado, para prevenir e recuperar o que se perdeu. Foi uma delícia ouvir o secretário de estado falar das comissões lançadas, das publicações em diário da república, dos projectos a arrancar, dos conselhos de ministros. E depois perceber que afinal, de concreto, não se fez puto. Népia. Nada. Reflorestação? Qual quê (afinal, "só 15% da área ardida é do Estado, q só pode agir aí..."... e mesmo assim, não foi feito)? Mais meios para bombeiros? Népia. Bonito. Detesto-o, mas só dá p comentar: «é o costume».

Ora que porra. :-(

Se fosse hoje, o pobre do D. Dinis ainda estava numa comissão qualquer a discutir a cordos sacos em que se devem empacotar as sementes do pinhal de Leiria (e se por acaso se lembrarem de ir ver num mapa a extensão do dito, vais ficar boquiabert@).

Pronto(s). Lá estou eu a politizar. Raismapartam. Às vezes um tipo revolta-se por cenitas tão insignificantes, não é?



terça-feira, 16 de março de 2004



EU NÃO SOU UM ATUM!!!!!!





(Breton abana o queixo, em aprovação)





O nosso ministro da administração interna garantiu absolutamente, hoje de manhã na TSF, que "não existe qualquer ameaça terrorista para Portugal".

Como é que ele sabe?

Esta questão do terrorismo e do brutal atentado de Madrid tem sido sobejamente debatida e comentada por aí na blogosfera e tvosfera e jornalosfera, mas não consegui deixar de deixar aqui tb umas palavrinhas.

Um dos vários aspectos que acho mais de "case study" nesta história toda foi a tentativa de aproveitamento político, muito marcada, por parte do PP, e um caso em que (pelo menos em aparência) uma legislatura de 4 anos foi julgada não por esses 4 anos mas por, digamos, 2 eventos principais: a mentira/ocultação a 3 dias das eleições (o principal) e a participação na guerra do Iraque. O que aconteceu com o Prestige tb foi um prenúncio deste tipo de comportamento pouco democrático.

Mas note-se: o PP teria ganho, segundo as sondagens, se não tivesse acontecido o atentado. Logo, não foi a participação no Iraque que fez mudar o sentido de voto...


Bom, chega. Ainda me aborreço a mim mesmo. Eu, a ter conversas sérias sobre a realidade política internacional? seca. Não me chamo Rogeiro. :-)



segunda-feira, 15 de março de 2004



Como é que lidas com extremos graus de chateação? O que é que fazes? imagina que estás profundamente chateado com uma situação, ou uma pessoa. O que fazes? Vais de férias? Apanhas uma tosga?

How?




ps- e agora para algo realmente deprimente: a nova página do Cine 222... volta, Zero, volta!!!



sexta-feira, 12 de março de 2004



HEY!

Não te vi por aqui ontem?

Parece-me que te conheço... Mas ontem tinhas longos cabelos desatados, e hoje apareces-me aí com esse ar de branco caucasiano de nariz adunco?!

O que se passa?? Hem?



quinta-feira, 11 de março de 2004



Declaração de Dirigição

Quero com isto dizer que, depois de muito tempo em que este weblog ignorou totalmente a existência de fosse quem fosse no espaço exterior (o quê, reconhecer a inexistência de uma vasta multidão de leitores que me persigam na rua a pedir para pedir t-shirts e sacos de campanha? ZAMAIS!), decidi mudar de tom.

[FOTO REMOVIDA DAQUI]

Doravante, este weblog passará a ser escrito única e exclusivamente para ti. Não, não estou a falar de alguém em particular (mesmo!), mas de TI. Yep. Tu-zinh@, aí, que percorres assaz distraidamente a tua lista de bookmarks, à procura de entertainment.

Será isto uma cedência aos grandes conglomerados multinacionais dos media, que me forçam assim a admitir a existência de um mercado? estarei eu a vender-me à necessidade de vender, de ser reconhecido e visto, de fazer cara-a-caras (caras-a-cara? caras-a-caras?) com outros famosos blogueiros (nota o "outros", ò distraíd@)? quais quê! Só me dirigo a ti porque me dá jeito escrever assim, estou habituado, com o diário'n'all.

a ti eu toutaver

Acho que acabei de descobrir, depois de mais de um ano de busca incessante incansável recantável, a personalidade deste blog. Raismapartam, jota.





E para continuar na veia literária, e acho que é a primeira vez que faço isto, transcrevo abaixo a letra de uma canção de Maçadeiras. Gostava que pudesses ouvir, na versão das brasileiras Mawaca com a Né Ladeiras.

Este linho é mourisco

Este linho é mourisco/A fita dele namora/Quem aqui não tem amores/Tire o chapéu vá-se embora

Ai larilóai larilóai/Larilóai meu bem/Regala-te ó meu amor/Regala-te e passa bem/Ó minha mãe dos trabalhos/Para quem trabalho eu/Trabalho, mato o meu corpo/Num tenho nada de meu

Maçadeiras lá debaixo/Maçai o meu linho bem/Num olheis para o portelo/Qu'a merenda logo vem





Herzog"Herzog", de Saul Bellow

Há muitos que consideram o Saul Bellow (Nobel Literatura 1976) o maior escritor norte americano de todos os tempos. Já tinha lido um livro dele, que por acaso não me deixou muita marca, mas este... estou a achar absolutamente genial.

Deixo umas amostras, logo do arranque do livro (sendo longo, não espero que alguém leia, mas quero citar à mesma):

«Grief, Sir, Is a species of idleness.

He went on taking stock, lying face down on the sofa. Was he a clever man or an idiot? Well, he could not at this time claim to be clever. He might once have had the makings of a clever character, but he had chosen to be dreamy instead, and the sharpies cleaned him out. What more? He was losing his hair. He read the ads of the Thomas Scalp Specialists, with the exaggerated skepticism of a man whose craving to believe was deep, desperate. Scalp Experts! So... he was a formerly handsome man. His face revealed what a beating he had taken. But he had asked to be beaten, too, and had lent his attackers strength. That brought him to consider his character. What sort of character was it? Well, in the modern vocabulary, it was narcissistic; is was masochistic; it was anachronistic. His clinical picture was depressive - not the severest type; not a manic depressive. There were worse cripples around. If you believed, as everyone nowadays apparently did, that man was the sick animal, then was he even spectacularly sick, exceptionally blind, extraordinarily degraded? No. Was he intelligent? His intellect would have been more effective of he had had and aggressive paranoid character, eager for power. He was jelous but not exceptionally competitive, not a true paranoiac. And what about his learning? - He was obliged to admit, now, that he was not much of a professor, either. Oh, he was earnest, he had a certain large, immature sincerity, but he might never succeed in becoming systematic.
[...]
Resuming his self-examination, he admited that he had been a bad husband - twice. Daisy, his first wife, he had treated miserably. Madeleine, his second, had tried to do him in. To his son and his daughter he was a loving but bad father. To his own parents he had been an ungrateful child. To his country, and indifferent citizen. To his brothers and his sister, affectionate but remote. With his friends, an egotist. With love, lazy. With brightness, dull. With power, passive. With his own soul, evasive.

Satisfied with his own severity, positively enjoying the hardness and factual rigor of his judgement, he lay on his sofa, his arms rising behind him, his legs extended without aim.

But how charming we remain, notwithstanding.»

e outro, umas páginas depois:

«Soberly deliberating, Herzog decided it would be better not to accept Ramona's offer. She was thirty-seven or thirty-eight years of age, he shrewdly reckoned, and this meant that she was looking for an husband. This, in itself, was not wicked, or even funny. Simple and general human conditions prevailed among the most seemingly sophisticated. Ramona had not learned those erotic monkeyshines in a manual, but in adventure, in confusion, and at times probably with a sinking heart, in brutal and often alien embraces. So now she must yearn for stability. She wanted to give her heart once and for all, and level with a good man, become Herzog's wife and quit being an easy lay. She often had a sober look. Her eyes touched him deeply.»

Admito que não te digam nada, estes bocados de texto, mas a mim surpreenderam-me e achei-os brilhantes, tal como acho ao livro, apesar de o estar a ler com pouco ritmo. Não costumo citar de livros, é prova bastante o quão este está a tocar na minha sensibilidade.



quarta-feira, 10 de março de 2004



Pronto, vou morrer. Pronto. Está decidido. Veja-se isto:

(do Crónicas da Terra)

«Lhasa de Sela em Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro

A organização do jovem festival de músicas do mundo, Sons em Trânsito de Aveiro, está de parabéns. Conseguiu assegurar a presença da cantora da américa selvagem Lhasa de Sela para quatro concertos a realizar no nosso país, durante o mês de Julho. Além de Aveiro, Lisboa, Porto e Coimbra, também estão na agenda.
...
»


argghhhhhhhhhhh.............................................





Um Post Político

Tem-se falado muito da candidatura de direita à eleições presidenciais. Santana-das-discos, ou não-dá-Cavaco-a-ninguém. Parece-me claro, como a muitos outros certamente, que o amigo Santana é perigoso, e que seria tudo excepto o presidente de todos os portugueses. Eu até andava a pensar, sendo o presidente de direita, o Cavaco seria o mal menor.

Depois ouvi-o na rádio. E a voz do senhor desfez aquele efeito de "as pessoas têm memória curta". Senti-me voltar anos atrás, a quando era Primeiro Ministro, ao tempo das manifs contra as propinas e afins. Senti um profundo desagrado, e a esperança de nunca o ter como presidente. Aliás, nem a ele nem ao Santana Lopes.

Tem mesmo de haver presidente? Será que o Louçã se candidata? :-) (nah, tb n o vejo como Presidente).



sábado, 6 de março de 2004



Areal no SalA Ilha do Sal em Cabo Verde

Um rapaz que estava a dar apoio aos mergulhos, com quem conversei, dizia apontando p a ilha com o queixo "isso aí não é Cabo Verde". Olhava-me raramente nos olhos, mas parecia sentir curiosidade de conversar. Vários cabo-verdeanos me pareceram ter um misto de timidez com orgulho. "Digam o que quiserem os turistas, praia e sol, isso aí, isso não é Cabo Verde. Cabo Verde é muito mais.".

Falou-me da Praia e do "bairro dos escravos", do "seu" Tarrafal e do seu "quartel" (de triste memória) em Santiago, dos preços astronómicos do Sal (caipirinhas a 5€ no Restaurante Esplanada Mateus, Tshirts estampadas a 37€?!) e da necessidade de trabalhar. Da praga dos vendedores senegaleses, "os cabo verdeanos não são assim, não quer não se insiste", que perseguem insistentemente os turistas na rua, vendendo artesanato do Senegal com "Cabo Verde" escrito, e até afirmando-se Cabo Verdeanos.

A BuraconaNa música, e esquecendo os entertainments hoteleiros, o único sítio em Santa Maria onde ouvir uma verdadeira rabecada à Travadinha :-) é o "Restaurante Esplanada Mateus", 4ª-Sab. O resto é um pouco "love boat" e discotecas e bares com sabor a Itália e reggae, mas seguro e anda-se totalmente à vontade. Recomendo o simpático Mateus!

Outros pontos de interesse, de que também me falou e visitei, foi a Buracona, a norte (perto de Espargos, a capital da ilha e que de longe se parece com... "Beirute"...), uma piscina natural com gruta; Pedra de Lume, as salinas ainda em exploração, a nordeste, onde o sal moído parece neve, e onde se flutua e nada com água pelo joelho (!!!).

A paisagem desértica que domina a ilhaA paisagem da ilha é totalmente dominada por uma imagem de deserto lunar, com muito sol e vento forte. Os areais são doirados e bonitos, a água bem azul (o mergulho foi algo turvo), mesmo ao lado dos hoteis. Férias de um tipo a que de facto, sendo-se Cabo Verdeano, pode ser dificil encontrar interesse. Mas que eu adorei! :-)

Quando acabámos a conversa, ofereceu-se p me gravar CDs de música cabo-verdeana, quando lá voltar. Afinal, "cada CD virgem custa só 300 escudos". :-)

As Salinas de Pedra de Lume (clicar para mais fotos e mapa da ilha)Já depois de voltar, soube que a ONU vai "promover" Cabo Verde de "País subdesenvolvido" a "País em vias de desenvolvimento", como Portugal foi até há bem pouco tempo. Na teoria parece uma coisa boa, na prática significa que o país deixa de ter acesso a condiçoes especiais em termos de financiamentos e apoios... quando países ricos e com muita corrupção governamental (impossível não falar em Angola) lhes continuam a ter acesso. Enfim. (link, link)





Ah, e mais!!!

Eu, que sou eu e sou um snob, trocava todos os oito estádios do Euro'2004 por um Guggenheim tao estonteante como o de Bilbao (aquilo que o CCB nao foi).

Mas - como disse - isto sou eu, que sou snob lisboeta e nao vejo bem as coisas e as reais necessidades do país.
Museu Guggenheim Bilbao





Argh. Agora tenho de admitir que voltei de férias. Já chega. Em 3 meses foi o éden subaquático do Mar Vermelho, a ilha Terceira de sempiternas nuvens :-), as dos nuestros ermanos Galicia-Asturias-Euskadi, e até ontem o deserto-calor-vento-calma músical da ilha do Sal em Cabo Verde.

Bolas, n posso continuar??



Arquivo do blogue