segunda-feira, 23 de janeiro de 2006



Com Preconceito, Eu.
Li há uns meses o "Herman", do Lars Saabye Christensen, um escritor norueguês. Apesar de ouvir maioritariamente música do mundo, admito ter construido mentalmente uma espécie de imagem do que poderia esperar de um escritor nórdico, que se revelou totalmente errada. Um livro muito giro, que li num fôlego. Há pouco saiu outro dele em português, também na Cavalo de Ferro, chamado "Beatles". Mais uma vez o li num instante, e ofereci-o à esquerda e à direita no Natal.

Há uns anos atrás, li um livro (não me recordo qual) de um escritor japonês chamado Kenzaburo Oë, nobelizado da literatura em 1994. Achei entediante, e acho que não voltei a ler nada do Japão, até que comprei o Norwegian Wood de um Haruki Murakami.
Sei que não se deve julgar um livro pela sua capa, mas neste caso comprei-o pela sensualidade e bom aspecto da mesma, e estou não apenas surpreendido como muito agradado, estou a gostar bastante do livro. Divertido e triste ao mesmo tempo, está a agarrar-me como o Beatles do Lars.
Mais uma vez, e apesar de a cultura ser tão diferente da nossa, "ocidental", há demasiadas coisas em comum cá dentro, e faz tudo sentido o que leio.

Erro e preconceito meu, claro, eu sei.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue