terça-feira, 30 de setembro de 2003



é mais forte do que eu.

a trilogia está pronta.

Actualização:

Os direitos de exibição para Portugal já foram adquiridos! Parece que o filme estreará em França lá para Março de 2004. Estou consciente de que será uma grande desilusão, não vejo como possivel o Bilal conseguir ter a mesma genialidade no desenho e na película (especialmente tratando-se dos livros de que se tratam), mas enfim, estou curioso.



sexta-feira, 26 de setembro de 2003



há aí um gajo que já morreu que antes do dito evento se chamava charles bukowsky ou mais ou menos isto. escreveu vários livros, o mais conhecido dos quais se chama talvez "mulheres". anda aí por todo o lado. há pouco tempo li um outro em que basicamente o sr, ex-boémio, com os seus 700 e tal anos, descreve os seus aborrecidos dias. que basicamente consistiam em estar casado, ter 7 gatos, ir 'as corridas de cavalos todos os dias, evitar entrevistas, e viver dos rendimentos. e, claro, ao fim do dia, escrever a sua crónica no seu tao elogiado mac. um gajo estranho. lembra o feios porcos e maus e sujos e imundos e sexuais que o felini nao realizou.

e pior, sabem o que é? é que nesse livro 'a partida aborrecido... o raio do homem consegue ser bom escritor. raios o partam. é mt lixado.





STOP. Se fores uma pessoa de um dos nossos estimados clientes, da minha empresa, STOP. Isto aqui nao sou eu! isto é o meu alter ego!!!!!!!

a modos que portanto isto nao deve ser lido. é (digamos) uma forma de manter a sanidade :) perante a enorme carga de trabalho e competencia que é preciso ter durante o resto-da-semana.

um vez houve um moço (um bom moço, mas que deixou a empresa em causa falir) que teve a triste ideia de me querer contratar, em parte porque tinha visto a minha página pessoal. palerma. vá-se lá perceber. se ele soubesse que contratei uma empresa de copy e outra de design para me fazerem um site pessoal, tipo como fazem os grandes estúdios de óliwud para gerar word-of-mouth (palavra da boca) e levar as pessoas a ver os seus filmes malditos que difundem os seus horrendos e maléficos ideias kapitalisticos. o maaaaaal, o maaaaaaaal!!!

mmmmmm. é a mais pura das realidades. ontem fui ver um filme chamado Goodbye Lenin (nao me recordo do títalo em tuguês ai o emilio salgari). a música (oh q redutor para o realizador, de quem nao sei nem vagamente o nome) é do yann tiersen conhecido pela bda sonora do Amelie, um filme que nos fez a todos sentir melhor, certo? verdade. de resto, o genérico de início é fixe, e o filme é bem vível, isto é, vê-se bem, com diversao e com uma enfermeira que tem uma face linda de bradar aos céus. vão ver, todos!!! vao!!! vale a pena!!! seus aculturados.

(isto de insultar os leitores é outra técnica excelente para weblogs, livros, programas de rádios, tv, e afins. muito fashionable).

Num sei se alguma vez vos falei de um livro do Rubem Fonseca. Falei? Bom, ele tem este livro, topam? QUe se chama "Vastas Emoçoes e Pensamentos Imperfeitos". Independentemente do livro em si, que é bom e recomendável e de que devotergostadobastanteporquegostodoRubem,

há vários meses que me sinto a viver este título.

Nao é curioso?





agora que já esgotei os meus temas de cumbersa para o dia, já n sei bem o que escrever. podia falar de guarda-chuvas de chocolate. que tal? lembras-te, TU? eu cá alembro-me com a memória ca senilidade há-de comer (sem lavar as maos). ora pois bem. mais coisas.

devo ter-me esquecido de dizer, mas faço anos amanha, e fazer anos é uma cena bué de deprimente, topas, meu? ya, na im-pura. pois. daí esta treta de disposiçao palerma.

sabiam que a costa rica n tem exército?

a verdade é que eu sabia. é algo que abre portas ao pensamento.... na realidade. (se for preciso de apontar a indirecta, avisem).

mmmmmm.

um weblog com... com um bloco de escritores. espera. aquilo quando um weblog nao consegue escribir mais porque está comprimido? assim tipo ficar em branco:










ontem fui ao CCB ver os gajos do gato fedorento (merda de nome, diga-se) fazer sténdup cómedi. o site tem muita piada, de modos que fui com alguma expectativa ver os rapazes a fazer. e eu, q nem sou gajo que descurta humor negro, n curti muito piadas de pedófilos ou de "gays" (merda de termo, diga-se). mas teve momentos mt fixes, de rir até quase 'as lágrimas. foi é muito irregular.

dizem-me, os que tem televisao, queles têm um programa na sic radical, mas como nao sei sequer o que possa ser a sic radical (ver uma crónica parva uns pixels abaixo), sou ignorante sobre o assunto. é um canal c um logotipo verde?

acho que se nota que falo um bocadinho de vez em quando na net c outras pessoas. ou q mando alguns sms. topa-se, né? pelas abreviaturas, pois. cum raio. c r. ou o r q pta.

bom.

mas o que eu queria mesmo dizer era que quando era puto costumava ter pesadelos com elevadores. é verdade. juro. e nao era apenas c quedas, naaaaaaaaaaao!!! isto seria simples demais. o elevador cair era muito básico. bastava... PULAR quando ele se arrebentasse no piso térreo. claro que o p=mv nao tinha qualquer existencia física nos meus pesadelos. agora... o pior, o que era mesmo mesmo mau, era quando o elevador ia a subir e nao paráva mais. e quando subia acima do prédio e o elevador deixava de ter armaçao no seu mergulho pelas alturas, era o pânico total.

hoje nao me lembro do que sonho. por um lado dá-me pena, porque devo ter sonhos muito fixes... por outro, bolas, só tenho de agradecer, porque podia viver uma

vida
de
medo!!!!





Exmos Srs,

lamentamos informar que a partir deste dia, além de estarem banidos neste weblog os acentos circunflexos e tils, graças a insuficiencias tecladais, este mesmo weblog passa a ser única e exclusivamente pessoal.

Anunciamos ainda que os acentos graves nao poderao igualmente estar presentes, devido a problemas da mesma natureza dos anteriormente mencionados.

Já referi que o weblog passa a ser pessoal? poizé. Triste realidade, mas enfim, suponho que aconteça a todos (os weblogs) depois de algum tempo. deve fazer parte do seu processo de crescimento.

aquilo q eu n percebo n é porque é que as pessoas dizem SALCHICHA, mas porq é que as garrafas de bushmills n têm aqueles doseadores tontos no topo que nos impedem de o beber como se fosse sumo de laranja ou, sei lá, manga laranja. quem se lembrou da mistura deve ser uma pessoa feliz.

é como o gajo que inventou aqueles colares para levar chaves ao pescoço, que agora estao tao na moda. deve ser um gajo muito feliz, c belos fios a dizer mcdonalds ou c nomes de marcas de automóveis, ou c marcas que transmitem imediatamente a ideia de que EU, que uso esse colar pateta c a chave do meu fiat uno ao pescoço, sou um gajo cool. espero que, ao menos, nao esteja rico. seria imorálico.





Não tenho televisao desde que tive possibilidade de optar.

Torna-se um pouco frustrante, por vezes, perceber que há referências culturais que deixo de partilhar com os meus pares. É verdade que a maioria dessas referências são a publicidade e anúncios :-), geralmente divertidos, que se lembram de comentar comigo antes de deixarem frases a meio "Ah, é verdade, tu nao tens televisão" (que já ouvi dezenas de vezes, bem contadas). Outras vezes sao referências a imagens de catástrofes ou acidentes ou documentários sobre situações chocantes que ocorrem em alguma parte do mundo.
Não é o suficiente para me fazer mudar de ideias.

Quando alguém fica a saber este facto, e depois da Fase da Surpresa, inicia-se a Fase da Persuasão. Os argumentos para isto tomam em 95% dos casos a forma de insistentes "Mas e os filmes? E as séries?! E as notícias?!", e são ineficazes.

A terceira fase é a realmente curiosa. É a Fase da Confissão. Muitas estas conversas, que decorrem mesmo na sequência que descrevi acima, terminam com confissões sofridas de "Pois, eu tb nem vejo muita televisão, para falar verdade mal a ligo. Uns filmes de vez em quando, as notícias...", e mesmo que eu pergunte "mas não há vezes em que te sentas a frente da TV a passar canais?", as respostas são assertivamente negativas.

Lembro-me de há uns anos atrás ter tido aulas com pessoas da Sic, sobre Audiovisual, e de nos terem demonstrado - num calendário, tipo Plano de Guerra - a estratégia deste canal para superar a RTP. O acompanhamento permanente das audiencias, as guerras do futebol, as telenovelas da Globo, os programas em portugues, o posicionamento para a mulher dona de casa a quem o marido a noite cede o comando da tv (e aqui estava a citar). A RTP nunca teve hipóteses.

Numa dessas aulas que terminava, um responsável da área do marketing saiu a dizer - do seu próprio canal: "Bolas, eu não vejo aquilo..."

Enfim... cenas!



quinta-feira, 25 de setembro de 2003



Quem não gosta de andar de comboio? Quando era puto tinha de fazer grandes viagens, saindo de Lisboa em manhãs com as núvens no nariz. Apanhava o comboio para Braço de Prata, depois para o Entroncamento, depois para um destino final algures na Linha do Norte. Uma epopeia que repeti durante alguns anos com os meus avós, no início das férias de Verão. Comboios interregionais com bancos verdes ou castanhos, cheios de "tropas" ou senhoras com sacos, e muitas vezes totalmente apinhados.

Agora há os Intercidades e os Alfas. As condições não tem absolutamente nada a ver. O conforto é grande, há tomadas a que se podem ligar portáteis, hospedeir@s, a velocidade - mesmo que podendo ser superior - chega a uns impressionantes 200km/h ou mais, naquele balançar que não muda, com o mundo a passar lá fora.

Já perto de Lisboa, quando se regressa, nunca cessa de me impressionar aquele bocadinho em que a linha quase beija o Tejo, mesmomesmo ali ao lado. E as cheias, bolas?!

Também me lembro de há uns anos atrás ter ficado parado no Entroncamento, na viagem para Norte, devido a um incêncio algures mais acima. Vários comboios parados, sentei-me numa porta de pernas para fora, a acabar um livro do Mário de Carvalho (acho que "A Paixão do Conde de Fróis").

Ontem vim do Porto num desses, e ao chegar a Lisboa passámos por um outro comboio, que numa outra linha mostrava em cada carruagem um cartaz: "Nao fique a vê-lo passar. Viaje de Comboio" (parafraseando).

:-)



segunda-feira, 22 de setembro de 2003



Parece apenas uma carta, mas pode ser um destino.
3 de paus



segunda-feira, 15 de setembro de 2003



Quero uma vida mais simples.



sábado, 13 de setembro de 2003



Voltaram os fogos, com a nova "onda de calor". É sábado, está calor (34 graus, dizem), e em Lisboa o céu está cinzento, cheira ao queimado do que suponho ser Mafra e a Malveira, e não se pode ter a janela porque entra cinza.



quinta-feira, 11 de setembro de 2003



FECHADO PARA BALANÇO!

... eu, nao é o weblog! :-)



segunda-feira, 8 de setembro de 2003



Avante 2003O que vi:

Radio Tarifa
Cant'Autores
Maria João e Mário Laginha
Realejo
Contrabando
Galandum Galandaina
Xutos (um pedacito apenas)
Cruce dos Caminos



Arquivo do blogue