segunda-feira, 2 de dezembro de 2002



MetaBlogs?
Fiz hoje o registo deste blog no webring de weblogs portugueses, e aproveitei para espreitar alguns dos quase 50 weblogs aí existentes. Achei curioso o facto de muitos deles assumirem tons intimistas, abordando temas extremamente pessoais (como este ou este), e nem sempre de forma anónima. Talvez o tamanho minúsculo do texto, em alguns desses (como este ou este), seja um último vestígio de privacidade, ao não convidar à leitura.

Tive a ideia, que não pretendo original, de fazer um metablog, um weblog que se dedicasse a relatar os acontecimentos descritos em, digamos, 5 outros weblogs/diários pessoais. Todos os dias, ir ver as novidades da vida de 5 estranhos, descritas por eles e elas próprias, e fazer um meta-diário, um diário de diários. Crónicas de 5 vidas reais, por eles próprios. Faz lembrar o bigbrother. Vários dos diários incluem aliás links, e por vezes até comentam, acontecimentos de outros diários...

Outro aspecto que achei curioso foi a panóplia e diversidade de "merdinhas" que existem para enfeitar estes diários online. Desde a possibilidade de comentar as entradas, a caixas tipo chat que registam comentários, à possibilidade de fazer a árvore genealógica de um weblog, a estatísticas, guestbooks, enfim, uma panóplia enorme que não tem disponível quem, muito tradicionalmente, escreve diários em papel. Para estes, só resta a possibilidade de serem publicados post mortem, o que de facto parece menos interessante.

Ter um weblog parece-me muito uma experiência em exibicionismo, e sei que contra mim falo, que desde 94 tenho coisas pessoais em páginas web. E ler estas/essas páginas seria, se não estivessem online com o objectivo de serem lidas (?), uma violação de privacidade.

Não estou a criticar...

E o que será destes diários, quando quem os escrevia se desinteressar? além de poderem vir a ser utilizados contra os autores, claro :-), imagine-se que o proprietário deixa de poder escrever, tem um acidente, morre. Durante quanto tempo mais vão os seus traços electrónicos (mega-cliché...) continuar a existir? Anos? Ciberlixo? Haverá alguém para os ler, e mesmo que haja, que valor tem/têm?

Mensagens numa garrafa...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue