Grande asneira. O filme mais promovido do ciclo de cinema do norte da Europa ("Russian Ark") foi, para mim, claramente o pior até agora. Vim-me embora antes do final, aborrecido de morte. Deve ser por não ser um intelectual genuíno!!!
Há muitas vezes peças de teatro sobre o próprio teatro, sobre o assumirem-se papéis, sobre estar-se exposto em cima de um palco, etc. Geralmente estas pecam muito em termos narrativos, e são o que se pode chamar de masturbações conceptuais -- que tal como um weblog, se destinam a ser feitas... e não vistas (logo, por analogia, isto tb é uma masturbação conceptual, correcto?).
Bom, isto para dizer que o filme não era um filme, mas um meta-filme. Quase 2h de filme sem cortes, num museu em S. Petesburgo, filmado sem cortes, sobre a história da Rússia e algumas das suas eras. Lembrei-me do Kuleshov:
One of the most significant theoretical discoveries in the history of film is the effect discovered by Lev Kuleshov in the early 1920s in the Soviet Union. Kuleshov proved that two shots projected in succession are not interpreted separately by the viewer; in the audience's mind, they are integrated into a whole according to the well-known equation A + B = C (in which A and B are the two joined shots and C is a new value, not originally included in any of these shots).
This effect is extremely powerful. A scene, for example, consisting of the shot of aircraft dropping bombs followed by the shot of a burning village will be routinely interpreted as "these aircraft have bombed this village." Needless to say that these two shots could have been filmed at different places, at different times, and the burning village may have been the result of an accident.
Seja como for, não era tanto a ausência de cortes que incomodava, era a falta de ritmo e de narrativa. E ter falas sincronizadas com os lábios tb não seria pedir muito. Argh, que perda de tempo.
insensatamente
quinta-feira, 19 de dezembro de 2002
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